MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia da Computação

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Informações do Curso

Segunda-feira, 18 de março de 2019
Última modificação: Quinta-feira, 8 de dezembro de 2022
Apresentação

Engenharia de Computação possui quatro vertentes de formação: Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, Engenharia de Software, Sistemas de Automação e Processos Produtivos e Sistemas Inteligentes. Logo, garante flexibilidade, transversalidade temática, e relação teórico-prática. 


Objetivos do Curso

O Curso de Engenharia de Computação tem como objetivo a formação de profissionais com visão multidisciplinar, com conhecimentos técnico-científicos e capacidades para projetar, implementar, otimizar e manter sistemas digitais. Portanto, aptos a organizar e gerenciar a produção de sistemas de hardware e software e sua incorporação a produtos e serviços. 


O Profissional

O aluno egresso do Curso de Graduação em Engenharia de Computação do CEFET-MG deve se constituir em um profissional com sólida formação científica e tecnológica no campo da Engenharia de Computação, e formação humanista ampla e integral. Desta forma, ao final do curso, o Engenheiro de Computação egresso será um profissional apto a produzir e aplicar os conhecimentos da Engenharia de Computação, como cidadão emancipado e socialmente responsável, e estará habilitado a reconhecer, compreender, desenvolver e aplicar, de modo interdisciplinar, as tecnologias, com visão reflexiva, ética, crítica e criativa; a identificar, formular e resolver problemas, comprometido com a qualidade de vida numa sociedade cultural, econômica, social e politicamente democrática, inclusiva, justa e livre; e a visar o pleno desenvolvimento humano, permeando-se nas questões de sustentabilidade, saúde, segurança do trabalho e de preservação ambiental.


Campo de Atuação

O Engenheiro de Computação tem formação nas áreas de Eletrônica e de Computação, por isso poderá atuar em indústrias eletroeletrônicas, de equipamentos informáticos, de software, também como na configuração, instalação e manutenção de equipamentos eletrônicos computacionais. Além da capacitação profissional para implementar, organizar e gerenciar a produção de sistemas de hardware e software, incorporando-os a produtos e serviços. Dentre eles, sistemas voltados à automação e controle de processos industriais e comerciais, dispositivos embarcados, equipamentos de telecomunicações e equipamentos de instrumentação eletrônica, que possibilite aos egressos atuarem de forma crítica, inovadora, empreendedora e ética frente aos desafios da sociedade aplicando conhecimentos técnico-científicos. 


Turno
Duração
Vagas
Entrada
Campus
Integral
5 anos
36
Anual