MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia da Computação

Campus Divinópolis

CEFET-MG

II Semana da Computação – Cronograma

Quinta-feira, 11 de maio de 2023
Última modificação: Sexta-feira, 30 de junho de 2023

A semana de palestras, minicursos e workshops ocorrerá entre 15 e 19 de maio, para alunos do CEFET-MG e o público externo, ela contará com eventos presenciais e on-line com temas relacionados ao curso de Engenharia de Computação.

Com objetivo de expandir a Semana da Computação, realizada pela primeira vez em 2022, docentes e discentes do curso de Engenharia de Computação do CEFET/Divinópolis organizaram a II Semana da Computação. Nesse evento serão apresentados trabalhos desenvolvidos nas disciplinas e em projetos de pesquisa e extensão, para a comunidade interna e externa. Além disto, foram convidados palestrantes externos, profissionais em empresas relevantes no mercado atual e com conhecimentos específicos para explanar aos ouvintes das palestras sobre temas relacionados a Engenharia de Computação.

A exposição iniciará em 15 de maio de 2023, às 10h30, com a abertura do evento e recepção do público. Logo, às 11h, Bruno Maletta, Engenheiro de Software pelo Google, ministrará uma palestra presencial sobre competições entre programadores: “MARATONAS DE PROGRAMAÇÃO “.

Ainda na segunda-feira, Guilherme Soares, Software Engineer na Hotmart, será responsável por explanar aos discentes sobre aspectos relevantes de um profissional da área no mercado de trabalho, na palestra “CARREIRA ACADÊMICA x MERCADO”, às 13h50.

Ao fim desta palestra, às 16h, os alunos da equipe de programação competitiva retomarão o tema de programação competitiva para conduzir a primeira parte do workshop “PROGRAMAÇÃO COMPETITIVA”. Ambos serão presenciais.

O segundo dia de evento, 16 de maio, também contará com três palestras. Alan Vasconcelos iniciará a manhã apresentando sobre UX, na palestra “UX NÃO É O QUE VOCÊ PENSA”, às 9h. Em seguida, as 11h, os alunos de Engenharia de Computação finalizarão o workshop “PROGRAMAÇÃO COMPETITIVA”. A última palestra do dia (16/05) será ministrada por Daniel Camara, em transmissão on-line, às 14h, o tema será
“ARTIFICIAL INTELLIGENCE FOR FORENSIC PURPOSES AND CRIMINALITY FORECASTING “.

Na quarta-feira (17/05) o evento continuará no auditório do campus. O aluno Patrick Menezes palestrará sobre “MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL”, às 9h. Logo após, às 11h, Bruno irá discutir sobre
“A VIDA ACADÊMICA NO MERCADO DE TRABALHO “.

Na parte da tarde, Leonardo Tavares, cientista de dados no Hospital Albert Einstein, apresentará sobre “IA NA SAÚDE: AVANÇOS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A MELHORIA DA ASSISTÊNCIA MÉDICA”, às 13h50. Neste dia, às 16h, os alunos do nono período de Engenharia de Computação iniciarão o minicurso sobre “REDES NEURAIS”.

Em 18 de maio, quinta-feira, o evento começará as 11h, com a apresentação de projetos de extensão e pesquisa executados com envolvimento de alunos do curso. Na parte da tarde, às 14h, Luiz Carlos Luz, Líder de Processo, Qualidade e Operações pela Synergia, palestrará mediante o tema ” DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS, NEGÓCIOS E PESSOAS”, no auditório do campus. Já às 16h será transmitida (on-line) uma palestra com tema “ENTREVISTAS EM BIG-TECHS”, presidida por Silvia Fonseca, do Facebook.

O último dia de evento contará com 3 palestras, no auditório do campus. Às 9h, Társis Parreiras, DevOps Engineer no IBM, discutirá sobre ”
DevOps”. Em seguida, às 11h, Flávio Andrade e Pedro Sousa palestrarão sobre “A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA A GESTÃO DE CUSTO E RESULTADO PARA COOPERATIVAS DE TRANSPORTE”. Para finalizar a II Semana da Computação, os alunos do curso encerarão o curso sobre “REDES NEURAIS”, às 14h.

É importante ressaltar que todas as palestras, inclusive as presenciais serão transmitidas pelo canal no youtube do CEFET DIVINÓPOLIS. Contamos com a presença de todos!