MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia da Computação

Campus Divinópolis

CEFET-MG

II Semana da Computação reúne palestrantes e alunos para compartilhar conhecimentos

Quarta-feira, 7 de junho de 2023
Última modificação: Quarta-feira, 7 de junho de 2023

O evento foi realizado em maio, no campus Divinópolis, com palestras, minicurso e workshop. 

Entre 15 e 19 do mês de maio o curso de Engenharia de Computação do campus Divinópolis realizou a II Semana da Computação, com palestras, minicursos e workshops oferecidos por profissionais e alunos a comunidade externa e interna. O evento foi realizado por meio de um projeto de extensão aprovado no EDITAL DEDC Nº 166, DE 1º DE SETEMBRO DE 2022. O evento proporcionou a troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e estudantes, por meio de transmissões ao vivo no YouTube do campus e também presencialmente no auditório do CEFET, permitindo a participação de um público ainda mais amplo e diversificado.  

Como resultado, a comunidade acadêmica teve a oportunidade de conhecer e trocar conhecimento com profissionais e empresas da área de ciência da computação, em palestras como “Maratonas de Programação” ministrada por brasileiro Bruno Monteiro que atualmente trabalha no Google e cuja equipe de competição foi vice-campeã brasileira por quatro vezes, “UX não é o que você pensa” apresentada por Alan Vasconcelos, da R/GA Media Group. Houve também palestras sobre as atualidades tecnológicas e suas funções nas empresas. Neste contexto Leonardo Tavares, analista de dados do Hospital Albert Einstein, contextualizou os participantes sobre a importância da inteligência artificial na área da saúde e a apresentação de Luiz Luz, do Synergia, laboratório de Engenharia de Software e Sistemas da UFMG. Ainda neste tema, Pedro e Flávio, da Vilesoft, contaram suas experiências com tecnologia em empresa de transporte, enquanto “Dev-Ops” foi o tema da palestra de Társis Parreiras, da IBM.  

Além dos palestrantes que vieram ao campus para troca de experiências, esse câmbio também aconteceu online, com a transmissão de vídeo chamadas com profissionais que atuam no exterior. Neste sentido, contamos com as palestras de Daniel Câmara, coordenador técnico do Centro Forênsico de Inteligência Artificial do Polo Judiciário da Gendarmaria Francesa que atua nos setores de análise de dados e inteligência artificial de segurança do país. Daniel Câmara conversou com alunos sobre a importância da engenharia de computação para manutenção de um país na palestra “Artificial Intelligence for Forensic Purposes And Criminality Forecasting”. Outra palestra realizada de forma online foi ministrada por Sílvia Fonseca, ex aluna do curso de Engenharia de Computação o CEFET-MG, campus II, que contou sua experiencia em processos seletivos em Big-Techs até a sua experiencia profissional no Facebook.  

Assim como a Sílvia, outros palestrantes também contaram sobre suas experiencias no mercado de trabalho. Guilherme Santos falou com os alunos sobre “Carreira Acadêmica X Mercado”, na mesma temática Bruno Melo explanou sobre “A vida acadêmica no mercado de trabalho”. O evento foi muito elogiado por discentes, que tiveram a oportunidade de trocar experiencias com profissionais que atuam no mercado. Por fim, houveram apresentações de e dois minicursos ministrados por alguns discentes do curso de Engenharia de Computação. O primeiro minicurso foi sobre Programação Competitiva e o segundo abordou o tema de Redes Neurais. Além desses minicursos, o discente Patrick Menezes falou sobre mobilidade acadêmica internacional, em uma palestra contando sua experiencia em um intercambio para Portugal, possibilitado por um dos editais de mobilidade do CEFET. Houve ainda, durante o evento, a apresentação, por parte dos professores, de projetos de extensão e pesquisa executados com envolvimento de alunos do curso. 

Em resumo, a II Semana da Computação do CEFET Divinópolis foi um evento de grande relevância para a comunidade acadêmica e profissional da área de computação. Por meio de palestras, minicursos e workshops, os participantes puderam trocar experiências e conhecimentos com profissionais renomados do mercado nacional e internacional, além de terem acesso a projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos próprios professores e alunos do curso. O evento proporcionou uma visão atualizada do mercado de trabalho e do cenário acadêmico, permitindo que os alunos complementassem sua formação acadêmica e acumulassem saberes sobre as mais recentes tecnologias e inovações em engenharia de computação. Em suma, a II Semana da Computação foi um sucesso, cumprindo sua missão de promover a integração entre os diversos atores envolvidos na área e preparando os participantes para os desafios futuros da profissão. O feedback dos alunos à realização do evento nos motiva a já iniciarmos a organização da III Semana da Computação.