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Engenharia da Computação

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Matriz Curricular

Segunda-feira, 11 de setembro de 2023
Última modificação: Terça-feira, 12 de setembro de 2023

A matriz curricular do curso de Engenharia de Computação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) é estruturada em Eixos de Conteúdos e Atividades, a partir dos quais são desmembradas as disciplinas e as práticas pedagógicas constituintes do currículo.

Em linhas gerais, um Eixo de Conteúdos e Atividades consiste de um conjunto de conteúdos curriculares, coerentemente agregados, relacionados a uma área de conhecimento específica dentro do currículo incluindo as atividades envolvidas na sua implementação.

Nesta estrutura curricular são considerados os seguintes aspectos:

  1. o currículo é descrito a partir dos Eixos de Conteúdos e Atividades que o compõem;
  2. cada Eixo de Conteúdos e Atividades descreve os conteúdos curriculares e/ou tipos de atividades desenvolvidas e a carga horária do eixo;
  3. os conteúdos e atividades curriculares constituem a estrutura básica do currículo, a partir dos quais são desdobradas as disciplinas e as atividades curriculares;
  4. os conteúdos curriculares são classificados dentro dos parâmetros estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (Resolução CNE/CES 02/19 (BRASIL.  Ministério da Educação, 2019)) em conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos;
  5. as atividades curriculares são descritas a partir das metodologias aplicadas na operacionalização dos conteúdos;
  6. as atividades de práticas profissionais são destacadas em um eixo específico e buscam integrar conhecimentos de diversos eixos de forma interdisciplinar. As atividades de práticas profissionais envolvem atividades de caráter obrigatório – estágio curricular e Pojeto Final de Curso – e atividades optativas – iniciação científica e tecnológica, projeto orientado, projeto de extensão, pesquisa tecnológica, participação em eventos, dentre outras;
  7. A transversalidade dos conteúdos relacionados à prevenção de incêndios e desastres naturais e à Educação Ambiental, conforme a Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que “dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências”, devem estar presentes nas disciplinas e nas atividades curriculares do curso. Além do curso possuir a disciplina de Gestão Ambiental, que é específica para conteúdos relacionados à educação ambiental, esses conteúdos são tratados de forma transversal em outras disciplinas do curso, incluindo, mas não se limitando a, Introdução ao Direito e Contexto Social e Profissional da Engenharia de Computação. Desta forma, o enfoque humanista, holístico, reflexivo e crítico do discente permanece ao longo curso, desenvolvendo “uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos (Brasil, 1999, Art. 5°, I)”.
  8. Uma disciplina do curso pode ser de natureza teórica, prática ou teórico-prática. A seguir cada uma dessas definições são detalhadas:
    1. Teórica: As disciplinas teóricas são lecionadas em sala de aula e possuem uma elevada carga de ensino de teoria em sala de aula. Nessas disciplinas geralmente existe uma carga prática, mas são repassadas aos alunos através de exercícios, trabalhos, projetos, etc. Uma disciplina de natureza teórica pode ou não ser acompanhada de uma outra disciplina que aborda puramente a prática do que está sendo abordado na teoria. Se o professor julgar necessário, pode-se reservar o laboratório para fazer alguma demonstração prática e facilitar o entendimento dos alunos.
    1. Prática: São disciplinas lecionadas inteiramente em laboratório e que possuem elevada carga didática prática. Geralmente abordam a parte prática de uma disciplina teórica.
    1. Teórico-prática:  São disciplinas que possuem conteúdos teórico e práticos e que são lecionadas em laboratório. Disciplinas dessa natureza já existiam no PPC anterior do curso e têm a vantagem de abordar ao mesmo tempo a teoria e a prática. Sendo assim, à medida que a teoria vai sendo passada aos discentes, ela já pode ser experimentada. Essa abordagem se mostrou bastante efetiva em algumas disciplinas, aumentando a velocidade de aprendizado e a retenção do conteúdo pelos discentes. Uma outra vantagem de disciplinas dadas nesse formato é que elas acabam por contribuir para a diminuição da sobrecarga de atividades sobre os discentes, pois, para que um mesmo conteúdo seja coberto, são distribuídos 100 (cem) pontos, ao invés de 200 (duzentos) pontos, que é o que ocorre quando se divide as disciplinas em duas (teórica e prática).

Na concepção dos Eixos de Conteúdos e Atividades, buscou-se inicialmente, constituir os eixos de caráter básico. Assim, foram propostos os eixos de Matemática, Física e Química e Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas.

O eixo de Prática Profissional e Integração Curricular foi proposto para aglutinar de modo coerente e orgânico os conteúdos associados à prática profissional e demais atividades de integração curricular.

Quanto aos eixos restantes, buscou-se distingui-los por meio de sua especificidade característica, organicidade e coerência. Nesse sentido, foram propostos os eixos Fundamentos da Engenharia de Computação, Comunicação e Arquiteturas Computacionais, Sistemas de Automação e Hardware e Sistemas Inteligentes.

Sendo assim, o curso conta com 8 eixos, que são:

  • Eixo 1: Matemática
  • Eixo 2: Física e Química
  • Eixo 3: Fundamentos da Engenharia de Computação
  • Eixo 4: Comunicação e Arquiteturas Computacionais
  • Eixo 5: Sistemas de Informação e Hardware
  • Eixo 6: Sistemas Inteligentes
  • Eixo 7: Huanidades e Ciências Sociais Aplicadas
  • Eixo 8: Prática Profisional e Integração Curricular

O quadro abaixo sintetiza a distribuição da carga horária do curso por eixo:

Eixo

Denominação

CH Obrigatória

(horas)

CH Obrigatória

(hora-aula)

Percentual

do total (%)

1

Matemática

425

510

18,1

2

Física e Química

200

240

8,6

3

Fundamentos da Engenharia de Computação

650

780

27,8

4

Comunicação e Arquiteturas Computacionais

275

330

11,8

5

Sistemas de Automação e Hardware

350

420

15,0

6

Sistemas Inteligentes

200

240

8,6

7

Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas

125

150

5,3

8

Prática Profissional e Integração Curricular

112,5

135

4,8

Carga horária obrigatória do curso

2337,5

2835

100

Segue o link para a matriz curricular em PDF: Matriz Curricular

Relação dos pré-requisitos e correquisitos por período: Relação