Docentes do CEFET/Divinópolis debatem sobre inteligência artificial na Assembleia Legislativa
Quinta-feira, 13 de julho de 2023
Última modificação: Quinta-feira, 13 de julho de 2023
O Coordenador do curso de Engenharia de Computação, Eduardo Habib, e o professor Valter Júnior de Souza Leite, do curso de Engenharia Mecatrônica do CEFET/Divinópolis e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, participaram de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A cerimônia em questão foi a 12ª Reunião Extraordinária da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, cujo objetivo era discutir os impactos que o Chat GPT, os chamados Chat Bots e outros mecanismos de inteligência artificial têm causado no ensino e na sociedade.
Durante o evento, Eduardo Habib ministrou a palestra “IA/GPT e educação: dificuldades e oportunidades. Por que se importar?” no Painel 2. Além de explicar sobre os sistemas de inteligência artificial em destaque no contexto atual, o coordenador também colocou em pauta a relação dessas ferramentas com a educação. Dessa forma, ele abordou as implicações pedagógicas das novas tecnologias, bem como seu caráter ético, legal, democrático e político.
Neste contexto, o professor destacou as oportunidades oferecidas pela inteligência artificial e os benefícios decorrentes de seu uso. Contudo, ele também salientou que é preciso desconfiar das informações, já que estes novos mecanismos poderão auxiliar aos profissionais da educação e aos alunos no exercício de suas atividades, por meio da automação de processos.
Seguindo a mesma perspectiva, o professor Valter Leite abordou o impacto da inteligência artificial no controle e automação. Ele ressaltou que o grande desafio ao lidar com as tecnologias atuais é preparar os sujeitos para usufruírem da tecnologia.
Para obter mais informações sobre as discussões abordadas na audiência pública e as implicações desse tema no legislativo, visite o site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Professores na
12ª Reunião Extraordinária da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia