MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia da Computação

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Professores e alunos desenvolvem projeto para aprimoramento tecnológico da agricultura familiar

Segunda-feira, 11 de julho de 2022
Última modificação: Segunda-feira, 11 de julho de 2022

“Context-Aware Agrobusiness: uma solução para maximização da competitividade do Agronegócio Familiar para pequenos e médios produtores.”

A economia brasileira é fundamentada no setor agrícola, que se constitui a partir dos grandes, pequenos e médios produtores. Sendo que, agronegócio familiar é responsável pelo cultivo de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros e abastece aproximadamente 80% das mesas dos consumidores no mundo todo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, pensando na importância em desenvolver e fomentar este mercado, professores e alunos do CEFET – Unidade Divinópolis iniciaram um projeto que objetiva implementar tecnologia para dar suporte ao desenvolvimento da agricultura familiar.  

O projeto em execução denomina-se “Context-Aware Agrobusiness: uma solução para maximização da competitividade do Agronegócio Familiar para pequenos e médios produtores.” e foi iniciado no segundo semestre de 2020, pelo edital 05/2020, publicado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), que faz parte de um grupo de projetos cujo objetivo é alavancar o empreendedorismo para diferentes frentes mercadológicas nacionais, sendo uma dessas o setor de agronegócios. O objeto de pesquisa dos participantes busca desenvolver um modelo autossustentável, que solucione e amplie as possiblidades do agricultor, melhorando a qualidade dos produtos e consequentemente proporcionando um equilíbrio competitivo de mercado, tudo isso associado a baixo custo e tecnologia sustentável.  

Tal desenvolvimento é coordenado pelos professores Alisson Marques da Silva e Michel Pires da Silva, que desenvolveram esta narrativa possibilitando um amplo campo de pesquisa, extensão e negócios envolvendo a tecnologia como ferramenta de auxílio à sustentabilidade do agronegócio familiar. Para que isso seja possível, o modelo proposto adotará fonte de energia natural e deverá resistir as condições climáticas do meio, por isso os protótipos serão blindados via impressora 3D. Com o objetivo de avaliar a eficácia e o desenvolvimento das etapas realizadas, foram feitos testes em campo, nas cidades Ipuiuna e Abaeté, no sul e centro-oeste mineiro.  

Além da realização destas atividades, os professores também auxiliam alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Técnico Informática Integrado da unidade para a execução de subprojetos derivados deste tema, são cinco subprojetos que contam com a presença de nove alunos distribuídos entre eles. Portanto, torna-se possível alcançar o objetivo final, melhorando a qualidade dos produtos e fortalecendo o equilíbrio competitivo de mercado, em um processo autônomo e coordenado por tecnologia de baixo custo. O que, por fim, viabilizou a criação de startups para aprimoramento das tecnologias de software e do hardware proposto como protótipo.