MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia da Computação

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Projeto de Extensão busca soluções tecnológicas para o desenvolvimento de fármacos contra a COVID-19

Terça-feira, 18 de outubro de 2022
Última modificação: Terça-feira, 18 de outubro de 2022

Um Projeto de Extensão é um estudo ou prática que busca ampliar a atividade do campus para além da sala de aula, por meio de ações de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, desenvolvidas a partir de um objeto e um problema de pesquisa. Por isso, pensando nos desafios enfrentados pela pandemia de COVID-19 os professores Alisson Marques da Silva (CEFET Divinópolis), Eduardo Habib Bechelane Maia (CEFET Divinópolis), Alex Gutterres Taranto (UFSJ CCO) e Tiago Alves de Oliveira (CEFET Divinópolis) desenvolveram um projeto de extensão a partir deste tema. 

O projeto realizado pelos professores iniciou-se em 2020 e consistiu em analisar a possibilidade do desenvolvimento de fármacos que combatam ou amenizem os efeitos do coronavírus no organismo humano a partir de métodos computacionais, logo, o projeto denomina-se “Utilização de técnicas de desenvolvimento racional de fármacos no desenvolvimento de antivirais contra a COVID-19.” Sendo assim, são utilizadas técnicas de bioinformática, como a Triagem Viral (TV), que busca direcionar a seleção de moléculas orgânicas para alvos terapêuticos de interesse.  

O grupo utilizou métodos in silico que permitem identificar compostos bioativos que podem ser aperfeiçoados por síntese orgânica e encaminhados para ensaios biológicos. Para que isso seja possível foi organizado um banco de alvos terapêuticos do coronavírus a partir do Protein Data Bank, permitindo a prospecção de possíveis inibidores por meio do programa Pharmit. Dessa maneira, com a realização destas e das demais etapas, buscou-se diminuir o tempo e os custos para a descoberta de um novo antiviral que de fato minimize as consequências da COVID-19 e por fim promover o maior intercâmbio entre químicos, biólogos e a computação, a partir das análises e métodos utilizados. 

Ao realizarem o estudo algumas moléculas encontradas mostraram-se promissoras por apresentarem uma baixa energia de ligação, ou seja, uma maior estabilidade como ligantes. Foram elas: Pinostrobin (ZINC000000391894), ZINC000014728348 e D00121 (ZINC000001843030), com energias de ligação, respectivamente de, -6.5, -6.5 e -6.9. Essas moléculas são, portanto, candidatas a serem estudadas em um próximo passo desse estudo que consistiria na realização da dinâmica molecular nessas moléculas promissoras encontradas nos resultados e, em seguida, caso elas continuem a se mostrar com potencial, deve-se realizar ensaios in vitro em laboratório. 

O projeto contou com o trabalho de três bolsistas e um voluntário, que auxiliaram os professores no desenvolvimento da pesquisa, apresentada ao CEFET na chamada ‘32/2020 – Seleção pública para apoio a projetos de extensão emergenciais visando o enfrentamento do covid-19’. As publicações sobre o projeto são atualizadas no site drugdiscovery.com.br, mantido pelos professores do projeto em parceria com o laboratório de química farmacêutica da UFSJ. 

Interações entre os ligantes.

Proteína SARS-CoV-2 ligada a um anticorpo.