MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia da Computação

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Alunos de Engenharia de Computação participaram da IX Maratona Mineira de Programação e da XXVII Maratona SBC de Programação

Segunda-feira, 24 de outubro de 2022
Última modificação: Terça-feira, 25 de outubro de 2022

As maratonas de programação são competições que estimulam a criatividade, a busca por novas soluções de software e a capacidade de trabalho dos estudantes. Em 2022 aconteceram a IX Maratona Mineira de Programação e a XXVII Maratona SBC de Programação. Nelas os times têm até 5 horas para resolverem o maior número de problemas possíveis a partir das linguagens de programação disponíveis. 

Os alunos do curso de Engenharia de Computação do CEFET-MG/Divinópolis  organizaram times para participarem das competições em 2022. Leonardo de Oliveira Campos, Pedro Henrique Rodrigues Pereira e Gabriel Couto Assis formaram o time “P versus NP”, enquanto Yuri Dimitri, Vitor Martins e Gabriel Rosa protagonizaram a equipe “Technomancers”. 

A primeira prova protagonizada por eles foi a Maratona Mineira de Programação. Criada em 2011, pelos treinadores que participaram da fase final da Maratona de Programação do Brasil, o evento é independente e sem fins lucrativos. Logo, tem como objetivo preparar os times para a competição nacional. Incentivados pelo coordenador Eduardo Habib, os alunos foram ao CEFET-MG/Timóteo realizar as provas, acompanhados por um coach, o professor do curso de Engenharia de Computação Willyan Ferreira. Para os estudantes esta é uma experiencia de aprendizagem e inspiração.  

“A maratona mineira de programação foi a nossa inserção no mundo das competições de programação, algo que a gente não conhecia até então. Nessa competição conhecemos muitas pessoas de excelência profissional e muitos alunos prodígios, o que nos motivou a continuar estudando programação competitiva”, como contou o aluno Leonardo Oliveira, do 6° período. 

O time “P versus NP” ficou na 36° colocação e o “Technomancers” ficou com a 26°, sendo a melhor equipe estreante da competição, com cerca de 70 equipes de universidades públicas e privadas de Minas Gerais. Tal fato motivou a equipe a participar da maratona promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com primeira fase realizada em 08 de outubro de 2022. Os times se mantiveram e o coach escolhido foi o professor André Maravilha.  

A participação do professor Michel Pires foi de suma importância nesse processo. Uma vez que leciona a disciplina Algoritmos e Estrutura de Dados e é doutorando nesta área, importante para a resolução de problemas complexos de programação. Logo, as aulas ministradas por ele foram fator relevante para realização das provas. 

A 27ª edição da Maratona de Programação é um evento que ocorre desde 1996, sendo uma vitrine para o mercado de trabalho, uma vez que é palco sediador de grandes empresas. Os alunos programaram usando a linguagem C++, já que “é uma linguagem que traz várias estruturas de dados prontas em sua biblioteca padrão o que facilita na resolução das tarefas durante a competição” – Leonardo Oliveira.  

A primeira fase foi realizada na PUC-MINAS, em Belo Horizonte. Os times do centro-oeste mineiro disputaram duas vagas na final brasileira nesta universidade.  Nessa fase o time “P versus NP” alcançou a 8° colocação e o time “Technomancers” terminou a competição na 14° posição.  A participação e os resultados foram conquistas importantes para os alunos do CEFET-MG, que se aproximam do mercado de trabalho a partir de empresas consolidadas que   patrocinam as competições, objetivando para filtrar talentos. Por isso, foram oficializadas como equipes de competição do CEFET-MG e estão treinando regularmente com o apoio dos professores. 

Para conhecer melhor sobre os times “P versus NP” e “Technomancers” acesse o site:  cefetplusplus.github.io