MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia da Computação

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Palestra: Inovação Tecnológica no Agronegócio Brasileiro

Quinta-feira, 26 de outubro de 2023
Última modificação: Quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Inovação tecnológica e o futuro do agronegócio no Brasil foram os principais temas discutidos durante a palestra proferida por Décio Karam, Ph.D. em Weed Science e pesquisador da EMBRAPA.

Na quinta-feira, 26 de outubro, o CEFET campus Divinópolis sediou a palestra “Inovação Tecnológica no Agronegócio Brasileiro”. Na ocasião, Décio Karam, Ph.D. em Weed Science e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) há 35 anos, destacou a importância de uma colaboração estreita entre agrônomos e os setores de desenvolvimento tecnológico, como computação e robótica.

Durante o evento, Décio compartilhou sua experiência na pesquisa e no campo, demonstrando técnicas de plantio, irrigação e colheita para contextualizar como elas podem ser realizadas de maneira eficaz, rápida e com qualidade a partir do auxílio de tecnologias atuais. Com isso, os alunos puderam conhecer maquinas e equipamentos de robótica que utilizam técnica e inteligência para facilitar a dinâmica das lavouras.

Outra perspectiva abordada pelo palestrante foi a utilização de aplicativos para monitoramento das lavouras e épocas de plantio, o que fomentou a curiosidade dos futuros engenheiros de computação. Bem como, a utilização de drones monitorados por computadores e inteligência artificial para pulverização de defensivos agrícolas.

No entanto, Décio ressaltou que, apesar dos avanços tecnológicos que proporcionam maior qualidade na produção, muitas dessas tecnologias ainda têm custos elevados e são, em sua maioria, indisponíveis no Brasil. Isso posto, ele reforçou a importância da pesquisa científica nesse campo e da colaboração entre estudiosos da tecnologia e do setor agrícola para alcançar resultados ainda mais eficazes. A palestra serviu como uma inspiradora visão sobre o potencial da inovação tecnológica no agronegócio brasileiro.