MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia da Computação

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Dezembro: estudantes apresentam inovações tecnológicas em seus Trabalhos de Conclusão de Curso

Segunda-feira, 27 de novembro de 2023
Última modificação: Terça-feira, 28 de novembro de 2023

No próximo mês, serão apresentados os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos primeiros formandos do curso de Engenharia de Computação do CEFET/Divinópolis. Eles refletem a dedicação dos alunos, a diversidade e a inovação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes. As defesas ocorrerão no auditório do campus, proporcionando um espaço propício para compartilhar ideias e descobertas no campo da tecnologia. 

No dia 11 de dezembro, às 8h, Lucas Martins Soares apresentará uma “Balanceamento de Carga em Processamento de Fluxo de Dados Distribuídos: Uma Solução de Fila Única para Cenários de Contrapressão”. Orientado por Michel Pires, o estudante terá sua pesquisa avaliada pela banca composta por André Maravilha, Thabatta Moreira e Daniel Reis (suplente). 

Logo após, às 10h, Wallace Ketler Melo de Morais apresentará seu estudo de caso sobre a “Geração automática de horários educacionais: um estudo de caso do CEFET-MG, Campus Divinópolis”, sob a orientação do professor André Maravilha. A banca composta por Emerson Costa, Thabatta Araújo e Tiago Alves (suplente) avaliará a contribuição do trabalho para a otimização de processos acadêmicos.

Ainda no dia 11 de dezembro, às 14h, Gustavo Rodrigues Barcelos defenderá sua proposta de “Sistemas de Gestão de Equipamentos na Era Digital: Explorando a Sinergia entre a IoT e a Computação em Nuvem”. Sob a orientação de Eduardo Habib, a banca formada por Raulivan Silva, Diego Ascanio e Thabatta Araújo (suplente) avaliará a relevância da pesquisa para a área da saúde. 

No dia 12 de dezembro, as apresentações continuam com uma variedade de temas. Às 9h, Yuri Dimitre Dias de Faria abordará a “Predição do tempo de execução de softwares de otimização para resolução de problemas de programação linear inteira mista”. O orientador André Maravilha e a banca composta por Michel Pires, Tiago Alves e Alisson Marques (suplente) analisarão a contribuição do trabalho para a eficiência de softwares. 

Às 10h, Alex Raimundo de Oliveira discutirá a “Utilização de modelos baseados em grafos para a descoberta e reposicionamento de fármacos a partir da análise de similaridade de métricas em sítios de ligação”. Michel Pires orienta o estudante, enquanto a banca formada por Eduardo Habib, Tiago Alves e Alisson Marques (suplente) avaliará o impacto da pesquisa na área farmacêutica. 

No mesmo dia, às 11h, Gabriel de Souza Rosa apresentará sua pesquisa sobre “Técnicas de Inteligência Artificial aplicadas ao mercado financeiro”, orientado por Alisson Marques. A banca composta por Tiago Alves, Eduardo Habib e Michel Pires (suplente) avaliará a aplicabilidade das técnicas propostas. 

Ainda 12 de dezembro, às 16h, Vitor Martins Soares abordará a “Detecção de doenças através de sintomas físicos com o auxílio de técnicas de Inteligência Computacional”. Sob a orientação de Michel Pires e com a banca composta por Alisson Marques, Tiago Alves e Eduardo Habib (suplente), o estudante discutirá as possíveis contribuições de sua pesquisa para a área da saúde. 

Encerrando as apresentações, às 18h30, Sávio Rodrigues apresentará “Classificador Fuzzy Evolutivo Multiclasse”. Sob a orientação de Alisson Marques, a banca é formada por Tiago Alves, Thabatta Araújo e André Maravilha (suplente) que avaliarão a relevância da pesquisa.  

Essas apresentações prometem não apenas destacar o talento dos estudantes do curso, mas também contribuir significativamente para o avanço do conhecimento e inovação no campo da tecnologia.