MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia da Computação

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Defesa de qualificação de Doutorado: Inteligência Artificial impulsionando o desenvolvimento de fármacos

Sexta-feira, 15 de dezembro de 2023
Última modificação: Sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

É com grande satisfação e orgulho que anunciamos a aprovação do professor Michel Pires da Silva em sua qualificação de doutorado, ocorrida nesta quinta-feira, 14, na Universidade Federal de São João Del-Rei, no programa de pós-graduação em bioengenharia. O doutorado é conduzido sob a orientação dos professores Dr. Alex Gutterres Taranto e Dr. Alisson Marques da Silva, representa um marco significativo não apenas para o docente, mas também para instituição.  

A qualificação faz parte do projeto “Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial e de Modelagem Molecular no Desenvolvimento de Fármacos para o Tratamento da Doença de Alzheimer” coordenado por Alex Gutterres, composto por diferentes pesquisadores de várias universidades do mundo, dentre eles Michel Pires, Alisson Marques, Eduardo Habib, Marcelo Valle, Franco Leite, Tiago Alves, Lucas Rolim, Deyse Brito, Mayara Ramos e Paulo Carvalho. Consolidando uma parceria entre UFSJ, CEFET-MG, Universidade Estadual de Feira de Santana e University of the Incarnate Word. Assim como a pesquisa realizada no doutorado do professor, o projeto utiliza de técnicas de Inteligência Artificial (IA) para o desenvolvimento racional de fármacos. 

A pesquisa do professor Michel aborda os avanços na descoberta e reposicionamento de fármacos, destacando-se pela alternativa no tratamento de desordens neurodegenerativas correlacionadas à demência, com foco especial no tratamento de doenças como o Alzheimer. Em um cenário desafiador, no qual os custos do processo de descoberta de novos compostos são substanciais, a introdução de métodos computacionais emerge como um suporte. A triagem virtual, em particular, destaca-se por sua eficácia ao identificar potenciais fármacos por meio de análises simuladas, antecipando etapas cruciais nos ensaios clínicos. 

A proposta se destaca ao introduzir um modelo exploratório de base computacional para a extração, mineração e análise de dados biológicos, visando identificar compostos com características multi-alvo desejadas. Essa abordagem, apoiada por diferentes estratégias de inteligência artificial e exploração de dados, é inovadora e representa um avanço significativo na pesquisa científica aplicada. 

Os professores Rafael Sachetto Oliveira, Franco Henrique Andrade Leite, Paulo Carvalho e Eduardo Habib participaram da banca. O professor Tiago Alves também esteve presente na defesa, o que demonstra a importância da integração de conhecimento entre diferentes áreas e universidades brasileiras.  

Reforçamos também a relevância das pesquisas de doutorado, já que desempenham um papel fundamental na produção de conhecimento e na formação de profissionais qualificados. Além do impacto social, influenciando políticas públicas, práticas profissionais e a qualidade de vida da sociedade. A pesquisa do Professor Michel Pires é um exemplo deste impacto positivo que essas iniciativas podem ter não apenas no âmbito acadêmico, mas também na sociedade como um todo. 

Parabenizamos o Professor Michel Pires por essa conquista e esperamos que seus estudos continuem a inspirar novas pesquisas e avanços na área.