MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia da Computação

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Inaugurando conquistas: primeira turma de formandos de Engenharia de Computação no CEFET/Divinópolis

Segunda-feira, 18 de dezembro de 2023
Última modificação: Segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Neste mês, celebramos com entusiasmo as bem-sucedidas apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos primeiros formandos do curso de Engenharia de Computação do CEFET/Divinópolis. Elas marcaram o encerramento de um ciclo acadêmico repleto de dedicação, aprendizados e inovação, refletindo o comprometimento com a excelência e a busca constante por conhecimento. 

Durante essas apresentações, destacaram-se notáveis contribuições dos formandos. Lucas Martins apresentou um estudo sobre “Balanceamento de Carga em Processamento de Fluxo de Dados Distribuídos: Uma Solução de Fila Única para Cenários de Contrapressão”, orientado por Michel Pires. Já Wallace Ketler explorou a “Geração automática de horários educacionais: um estudo de caso do CEFET-MG, Campus Divinópolis”, a fim de aprimorar a geração de horários da instituição, sob a orientação do professor André Maravilha. 

Gustavo Barcelos discutiu “Sistemas de Gestão de Equipamentos na Era Digital: Explorando a Sinergia entre a IoT e a Computação em Nuvem”, sob a orientação de Eduardo Habib. Yuri Dimitre, por sua vez, abordou a “Predição do tempo de execução de softwares de otimização para resolução de problemas de programação linear inteira mista”, sob orientação de André Maravilha. 

Alex Raimundo de Oliveira investigou a “Utilização de modelos baseados em grafos para a descoberta e reposicionamento de fármacos a partir da análise de similaridade de métricas em sítios de ligação”. Ainda correlacionado a área da saúde, Vitor Martins abordou a “Detecção de doenças através de sintomas físicos com o auxílio de técnicas de Inteligência Computacional”. Ambos os alunos foram orientados pelo professor Michel Pires.  

O professor Alisson Marques orientou dois trabalhos. Dentre eles, Gabriel Rosa apresentou “Técnicas de Inteligência Artificial aplicadas ao mercado financeiro” e Sávio Rodrigues apresentou o “Classificador Fuzzy Evolutivo Multiclasse”. 

Essas apresentações não apenas destacaram o talento dos estudantes do curso, mas também contribuíram significativamente para o avanço do conhecimento e inovação no campo da tecnologia. Logo, nosso objetivo está cumprido: formar profissionais com visão multidisciplinar, com conhecimentos técnico-científicos e capacidades para projetar, implementar, otimizar e manter sistemas digitais. Portanto, aptos a organizar e gerenciar a produção de sistemas de hardware e software e sua incorporação a produtos e serviços. 

Neste momento importante, parabenizamos a todos os formandos, professores e equipe do CEFET pela conquista. É com muito orgulho e felicidade, a partir do trabalho realizado nestes cinco anos que formamos a primeira turma do curso! Desejamos a esses novos profissionais uma jornada profissional repleta de sucessos e conquistas. Este é apenas o começo de um emocionante desafio! Parabéns a todos!