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Engenharia da Computação

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Projetos de Extensão 2024: inovação e impacto social no CEFET/Divinópolis

Sexta-feira, 22 de dezembro de 2023
Última modificação: Sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

O departamento responsável pela oferta do curso de Engenharia de Computação do CEFET campus Divinópolis anunciou a aprovação dos Projetos de Extensão que serão ofertados no próximo ano por professores do departamento. Entre as propostas, destacam-se iniciativas inéditas e a renovação de projetos já existentes, todos visando a integração prática dos estudantes com a teoria acadêmica e promovendo impacto social. Vem conhecer os projetos! 

O professor Eduardo coordenará o Projeto Acolher, uma parceria entre UFSJ e  CEFET. O projeto foi concebido em 2016, na UFSJ campus CCO, com propósito de promover a saúde de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Em busca de aprimorar o atendimento a crianças e adolescentes vulneráveis, a coordenação do Programa ACOLHER da UFSJ buscou o CEFET para propor uma parceria em que o foco é integrar inovação tecnológica para ampliar a eficácia do programa. Juntos, pretende-se desenvolver o sistema “Acolher Consultas”, que centralizará informações, otimizando a gestão e o acompanhamento dos atendimentos realizados pelo programa. 

O mesmo professor, Eduardo, coordenará também o projeto “IA Educa”, que destaca a importância da Inteligência Artificial na educação.  O objetivo é capacitar professores de escolas públicas de Divinópolis e região para compreender e aplicar a IA em sala de aula de forma eficaz e inovadora. Por isso, os professores terão acesso a conteúdos básicos sobre IA e outras ferramentas, como: plataformas que personalizam o ensino de acordo com o nível e o interesse de cada aluno; chatbots; ferramentas que geram imagens e slides por inteligência artificial; jogos didáticos. Além disso, o projeto também busca conscientizar os professores sobre o uso que os alunos já fazem dessas ferramentas fora da escola, e como isso pode influenciar suas expectativas e motivações em relação à aprendizagem. 

O professor Diego Ascanio, por sua vez, liderará o projeto “Inclusividade na Computação a Serviço da Sociedade”. Este projeto inovador busca melhorar as condições nos transportes públicos, propondo a criação de um “botão de pânico” para coibir situações inadequadas, como casos de assédio ou importunação sexual. Além disso, o projeto visa oportunizar o aprendizado em programação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo inclusão educacional e segurança. 

Outro destaque é o projeto “SaTiUX: Design Universal em Tecnologias de Saúde Escolar”, coordenado por Alberto Pena Lara. Este projeto abrange a criação de uma plataforma digital para promover a saúde escolar de forma eficaz e inclusiva. A colaboração interinstitucional entre UFSJ e CEFET, aliada à aplicação de Inteligência Artificial, visa disseminar informações científicas, elaborar material didático digital e alinhar subsídios teóricos ao currículo do curso de Engenharia de Computação. 

Alisson Marques oferecerá o projeto “Desenvolvimento e implementação de um sistema de monitoramento visando melhorar a produção de queijo artesanal”. Utilizando a plataforma Arduino, o projeto propõe uma estação de monitoramento ambiental sob medida, um sistema de análise das características biológicas do leite, e um aplicativo mobile para coleta e interpretação de dados, promovendo uma produção eficiente e sustentável de queijos artesanais. 

O projeto “Padawoman: Elevando Vozes, Elevando Mulheres”, liderado pelo grupo “As Padawoman” e coordenado pela professora Thabatta Araújo, é uma iniciativa que busca abordar questões de desigualdade de gênero em diversas esferas da sociedade. O projeto se desdobra em três componentes fundamentais: o primeiro foca em palestras mensais em escolas públicas do ensino médio, abordando temas como segurança na internet e assédio virtual para inspirar e incentivar a participação de meninas em áreas dominadas historicamente por homens, como a engenharia. O segundo componente oferece oficinas de informática básica para mulheres desempregadas, visando capacitá-las com habilidades essenciais em tecnologia. O terceiro pilar busca fortalecer a participação das estudantes femininas do CEFET/MG Campus Divinópolis na produção científica e acadêmica, incentivando-as a desempenhar um papel ativo na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico. O projeto almeja promover o empoderamento feminino, impactando positivamente as vidas das mulheres envolvidas e contribuindo para uma sociedade mais igualitária. 

Esses projetos não apenas enriquecem a formação dos alunos, mas também reforçam o compromisso com inovação e responsabilidade social. Existem outros projetos no campus que também cumprem este papel, por isso, foram renovados para o próximo ano. Leia mais para conhecer como serão continuados em 2024.  

Sob a liderança de Eduardo Habib, a terceira edição da Semana da Computação no CEFET-MG está programada para ocorrer em maio do próximo ano. O evento visa ser um fórum abrangente de intercâmbio acadêmico, técnico e científico, além de uma plataforma de valorização da produção acadêmica dos alunos. A programação rica e diversificada incluirá palestras, workshops e minicursos, abordando tópicos emergentes como Inteligência Artificial, Espaços Inteligentes, Internet das Coisas, Blockchain e Computação na saúde. 

Outro projeto que continuará no próximo ano será a equipe de programação competitiva CEFET++, liderada por André Maravilha. Criada em 2022, a equipe busca equiparar-se às renomadas instituições participantes da Maratona SBC de Programação, promovendo a cultura de programação competitiva e fomentando a igualdade de gênero no campo da tecnologia. Ao participar ativamente de eventos regionais e nacionais, a equipe busca reconhecimento em âmbito nacional, contribuindo para a promoção do CEFET-MG como uma instituição de excelência na programação competitiva. 

Liderado por Thabatta Araújo, o “Curso de Iniciação em Programação e Robótica para Alunos de Escolas do Ensino Fundamental da Cidade de Divinópolis – MG” é uma iniciativa contínua desde 2016, focada em promover o interesse em programação e robótica entre alunos do ensino fundamental da rede pública de Divinópolis/MG. Este projeto, que já capacitou 230 discentes, envolve estudantes do CEFET-MG como tutores, proporcionando-lhes a oportunidade de atuar no planejamento e execução das atividades. 

Os Projetos de Extensão para 2024 no CEFET/Divinópolis refletem uma visão inovadora e socialmente impactante. Com iniciativas diversificadas lideradas por professores engajados, esses projetos visam não apenas enriquecer a formação dos alunos, mas também promover transformações na comunidade.  

Os projetos contam com a oferta de vagas para bolsistas e voluntários, proporcionando uma oportunidade única para os estudantes se envolverem ativamente em atividades que transcendem os limites da sala de aula. Destacamos que em breve serão divulgados os editais para participação, oferecendo informações detalhadas sobre como os interessados podem se candidatar.