MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia da Computação

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Projetos de PIBIC 2024: pesquisa e ciência na Engenharia de Computação

Sexta-feira, 22 de dezembro de 2023
Última modificação: Sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

O departamento responsável pela oferta do curso de Engenharia de Computação do CEFET campus Divinópolis anunciou a aprovação dos projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) para o próximo ano, evidenciando o compromisso da instituição com a pesquisa, inovação e impacto social. Os projetos, elaborados por professores do departamento, abrangem diversas áreas, buscando integrar a teoria acadêmica e promover avanços significativos em diversas frentes. 

Liderado pelo Professor Alisson Marques da Silva, o projeto “Recicle++ – Software para Coleta de Recicláveis com Rotas Otimizadas” é uma colaboração entre o CEFET-MG Campus Divinópolis e o ICMC/USP. Com foco na inclusão de rotas otimizadas no aplicativo Recicle++, a iniciativa visa otimizar a coleta de materiais recicláveis, reduzindo custos e contribuindo para o aumento das taxas de reciclagem na cidade. 

O Professor Thiago Magela Rodrigues Dias orienta o projeto “Uma Perspectiva Cientométrica sobre a Produção Científica em Eventos Acadêmicos no Brasil”. Esta pesquisa propõe uma análise cientométrica da produção científica em eventos acadêmicos, buscando compreender a relevância e o impacto desses eventos por meio de métodos cientométricos. 

Sob a orientação da Professora Thabatta Moreira Alves de Araújo, o projeto “Perfil e Perspectivas das Mulheres nos Cursos de Engenharia do CEFET-MG, Campus Divinópolis” visa analisar o perfil e as perspectivas das mulheres nos cursos de Engenharia, utilizando abordagens quali-quantitativas. A iniciativa busca identificar desafios e oportunidades para promover a igualdade de gênero e diversidade na Engenharia. 

O Professor Eduardo Habib Bechelane Maia lidera dois projetos distintos. O primeiro, “Monitoramento e Detecção de Arritmia Cardíaca em Pacientes Hospitalizados usando Internet das Coisas e Redes Neurais”, propõe o desenvolvimento de uma aplicação para monitorar continuamente os sinais vitais de pacientes hospitalizados e detectar precocemente arritmias cardíacas. O segundo, “Desenvolvimento de Novos Fármacos para Combater a Candida Auris: Uma Abordagem por Triagem Virtual”, concentra-se na busca por candidatos a fármacos para a Candida auris, uma infecção fúngica resistente a medicamentos conhecidos, utilizando a triagem virtual para identificar compostos bioativos promissores. Esse segundo projeto é feito em parceria com a UFSJ para que, caso seja identificado algum candidato promissor, irá realizar os ensaios biológicos. 

Esses projetos não apenas enriquecem a formação dos alunos, mas também reforçam o compromisso da instituição com a pesquisa, inovação e responsabilidade social. O avanço do conhecimento nessas áreas contribuirá para soluções práticas e inovadoras, impactando positivamente a sociedade e promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico.  

Os projetos contam com a oferta de vagas para bolsistas e voluntários. Destacamos que em breve serão divulgados os editais para participação, oferecendo informações detalhadas sobre como os interessados podem se candidatar.