MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia da Computação

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Pesquisa e Computação no Exterior: Prof. Tiago Alves embarca para a Universidade de Ottawa

Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024
Última modificação: Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

O professor Tiago Alves de Oliveira, foi aprovado no Edital nº 30/2023 da CAPES do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) para estudos durante seis meses na Universidade de Ottawa, no Canadá.  

O professor trabalha na descoberta e reposicionamento de fármacos utilizando técnicas de Deep Learning para a previsão da classe farmacológica de compostos. E, atua também no grupo de pesquisa para aplicação de técnicas de Inteligência Artificial e de Modelagem Molecular no desenvolvimento de fármacos para o tratamento da doença de Alzheimer. 

O PDSE, criado em 2006, proporciona a oportunidade para alunos matriculados em cursos de doutorado no Brasil desenvolverem parte de suas pesquisas em instituições estrangeiras. A seleção deste ano ofereceu 1.518 bolsas, com duração variando entre três e seis meses. Este programa complementa e enriquece as possibilidades de formação acadêmica oferecidas no Brasil, promovendo a colaboração entre cientistas do exterior, aumentando a visibilidade da produção científica do país e fortalecendo os programas de pós-graduação nacionais. 

O professor Tiago enfatiza que a experiência e vivência de pesquisa na Universidade de Ottawa fortalecerá seu trabalho e permitirá que ele aplique os conhecimentos adquiridos no curso de Engenharia de Computação no Campus de Divinópolis, além de trazer novos insights e conteúdo para suas pesquisas.  

O curso de Engenharia de Computação parabeniza o professor Tiago por essa conquista e deseja sucesso em sua jornada acadêmica e profissional.