MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia da Computação

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Padawoman + Programa Meninas Digitais: Representatividade Feminina na Tecnologia

Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
Última modificação: Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

O projeto de Extensão “Padawoman: Elevando Vozes, Elevando Mulheres” faz parte, oficialmente, do Programa Meninas Digitais, chancelado pela Sociedade Brasileira de Computação. 

O projeto iniciou por meio da manifestação de interesse de um grupo de alunas do curso de Engenharia de Computação, do CEFET campus Divinópolis, em desenvolver um papel mais ativo na pesquisa e extensão. Sob orientação da Professora Thabatta Araújo, a proposta é abordar questões de desigualdade de gênero, no contexto das áreas de engenharia e tecnologia, com a finalidade de promover o empoderamento e o protagonismo de mulheres. A aluna Bárbara Gualberto, de Engenharia de Computação, contou como foi a experiência de conhecer essa iniciativa 

“Conheci essa galera incrível que hoje forma as PadaWoman por acaso na faculdade. Quando descobri um grupo de mulheres focado tanto em se apoiar quanto em mergulhar em atividades tecnológicas juntas, meu interesse foi imediato. Como mulher que levou um tempo para se encontrar nesse universo da engenharia, me sinto acolhida por ter um grupo onde posso trocar ideias, aprender e contribuir com outras mulheres”

contou Bárbara. 

Atualmente estão engajadas 14 alunas dos cursos de engenharia do campus, além do apoio de professoras e servidoras. O objetivo é promover palestras em escolas públicas, sobre temas como cyberbullying, assédio digital, fakenews, entre outros assuntos relacionados à era digital. E, também a capacitação em informática básica para mulheres em vulnerabilidade social.  

Bárbara, que também atua na acessória de comunicação do projeto, explicou sobre a atuação delas em Divinópolis e a importância dessa parceria. Sob as palavras dela, a aluna evidenciou que o projeto começou com palestras e conversas, depois cresceu e agora se tornou essa iniciativa poderosa que são as PadaWoman.

“Essa parceria com o programa das Meninas Digitais foi como um sinal de que estamos no caminho certo. Essa colaboração não apenas valida o que conquistamos até agora como também nos inspira a vislumbrar um futuro cheio de oportunidades, sabe? Estar nas PadaWoman é ter voz, ter meu lugar e saber que o que faço tem significado nesse mundão da engenharia que muitas vezes parece um clube dos meninos” 

Barbara Gualberto.

Essa parceria é de suma relevância, já que o Programa Meninas Digitais tem como objetivo divulgar a área de Computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas estudantes, para que conheçam melhor a área e sintam-se motivadas em seguir uma carreira em Computação. Além disso, o programa oferta minicursos, oficinas e palestras, o que corrobora com a atuação do projeto desenvolvido em Divinópolis. 

O Programa Meninas Digitais é institucionalizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) recebendo sua chancela, como programa de interesse nacional da comunidade de Computação. O que confirma a relevância do Projeto de Extensão, bem como proporciona visibilidade a temática abordada pelas alunas.  

A SBC, enquanto sociedade científica sem fins lucrativos, tem como princípios fomentar o acesso à informação e cultura por meio da informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em computação no Brasil. Essas também são as engrenagens que movimento o grupo “As Padawoman”, realizando ações que buscam impactar positivamente a representatividade feminina em áreas historicamente dominadas por homens, como a engenharia.  

É uma conquista para o CEFET poder sediar e incentivar movimentos como este, um orgulho para o curso e para as participantes “Para cada uma de nós, PadaWoman e Meninas Digitais representam algo único. Apesar de termos caminhos diferentes, cada uma contribui para a diversidade que formamos juntas, transformando ideias abstratas em conquistas reais. Estamos empolgadas com o futuro que nos reserva e esperamos que essa parceria continue gerando bons frutos para cada uma de nós”, Bárbara relata com entusiasmo.  

Parabenizamos as mulheres deste projeto por esta parceria incrível, é um orgulho para instituição a realização de ações como esta, que movem a engrenagem em prol de uma sociedade mais igualitária. O reconhecimento desta iniciativa pelo Projeto Meninas Digitais exemplifica a relevância e importância do trabalho realizado por vocês. Que este seja apenas o início desta jornada, parabéns!